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O Whatsapp está presente no dia a dia das pessoas ao redor do globo, batendo aproximadamente 2 bilhões de usuários. E no Brasil resultando em 120 milhões de pessoas utilizando o aplicativo verde, ele pertence ao 3º lugar dos aplicativos mais populares no Brasil.Em 2018 nos foi apresentado uma nova ferramenta, o WhatsApp Business. Diferente do aplicativo original, ele foi projetado pensando nas pequenas e grandes empresas e desde então vem mudando não só ritmo de venda, mas também vem fortalecendo o relacionamento cliente x empresa.

Além do contato por email e telefone, o WhasApp Business se tornou um recurso utilizado e melhor aceito por clientes. Da qual uma pesquisa descobriu que cerca de 55% das pessoas que utilizam o aplicativo, já conversaram com as empresas sobre serviços e produtos por meio do WhatsApp.

O app conta com recursos que facilitam o atendimento ao cliente e organização da empresa:

  • Na configuração de perfil é possível informar os dias em que a empresa abre e os horários de funcionamento.
  • É permitido criar um catálogo com seus produtos, serviços e seus respectivos preços.
  • Nas circunstâncias em que não for possível responder o cliente, é disponibilizado funções de pré definir dois tipos de mensagens automáticas: Mensagem de saudação e de ausência, elas são enviadas aos clientes que entraram em contato com a empresa para não sentirem que estão sendo ignorados.
  • Etiquetas para arrumar as conversas por categorias, filtrar por status do pedido, forma de pagamento, necessidades e prazos.
  • É possível criar avisos de promoções e novidades
  • Mensura por meio de relatórios as atividades do aplicativo, informando quantas mensagens foram enviadas, entregues, lidas e etc. Auxiliando a empresa averiguar pontos a melhorar e retornos positivos que obtiveram através da plataforma.
  • Respostas rápidas podem ser adicionadas, para conduzir um atendimento padrão e rápido.

 

Contar com um redirecionamento ao WhatsApp no site, traz ao cliente proximidade e facilidade. Onde bastou um clique e ele já é direcionado ao aplicativo onde a sua dúvida ou necessidade será ouvida.É comum ocasiões nas quais o consumidor visita o site, lhe ocorre alguma dúvida, e havendo um ícone para guiá-lo ao Whatsapp, irá auxiliá-lo a sanar sua questão, levando a um atendimento personalizado e ágil. Com isso o cliente sente mais próximo e notado pela empresa, uma vez que sua mensagem é rapidamente vista e respondida.

 
O aplicativo nos trouxe mais agilidade ao levar informações e soluções aos clientes, onde é possível entender sua solicitação de forma simultânea e promover o melhor suporte, fortalecendo o vínculo e a experiência do cliente.

Suas ferramentas não possuem custo e tem muito a agregar nas empresas, é de fácil manuseio e personalização dos comandos. Atualmente cerca de 72% das pequenas empresas fazem uso do Whatsapp Business.

Percebe-se que a população já está mais que habituada ao uso do WhatsApp e sua agilidade de comunicação, logo a receptividade do uso do aplicativo com o propósito de entrar em contato com empresas e sanar suas necessidades é uma nova tendência e prática para os consumidores.


Bianca Fernandes

Bianca Fernandes

 

 

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