fbpx
Pular para o conteúdo

Aprenda como registrar um domínio

Se você tem uma empresa nos dias de hoje você precisa estar online. Para isso é essencial ter um site próprio e o registro do domínio é um importante passo para que seus clientes cheguem até você.

Registar um domínio é criar um endereço que identifica sua empresa na internet. É possível dizer que o domínio é o nome do seu site e pode ser também usando nos seus e-mails. No post de hoje você vai aprender um pouco mais sobre estratégias para escolher o domínio e como registrar um domínio.

O domínio é composto por um nome e uma extensão, por exemplo, nome – midiasim, extensão – .com.br. Além do bastante conhecido .com ou .com.br existem vários outros disponíveis como .net, .org, .info.

Cada domínio é ligado a um determinado IP (Internet Protocol). O IP é a sequência de números que identifica cada computados que está ligado à internet, incluindo servidor que está hospedado. Muita coisa técnica? Simplificando: o endereço de IP é difícil de guardar e bem pouco comercial, por isso são usados os domínios.

4 Passos como registrar um domínio “.br”

Existem vários tipos de extensão como já falamos, mas vamos te ensinar como registar um domínio com o final .br.

1. Veja se o endereço desejado está disponível

Acesse o Resgistro.br e verifique se está disponível o endereço que você deseja. Na página principal você digita o nome do domínio para verificar. Caso ele já esteja registrado o Registro.br vai te mostrar opções parecidas para você escolher.

2. Faça seu cadastro

Quando encontrar um domínio disponível e que você deseja faça seu cadastro pessoal clicando em “criar conta”. Depois só inserir seus dados como nome, e-mail, telefone e endereço.

3. Registre seu domínio

Com seu cadastro concluído já será possível fazer o registro do domínio em si. Você precisará informar seu CPF ou CNPJ, telefone e endereço. É neste passo que você também informa o DNS do servidor que seu site está hospedado. No próprio site do registro.br é possível um serviço de DNS, basta você selecionar a opção quando estiver fazendo seu cadastro.

4. Pagamento

Feito essas etapas é só seguir para o pagamento. O valor do registro varia de acordo com a quantidade de anos que deseja o registro, sendo 1 ano o mínimo. Pronto! Após a confirmação do pagamento o Registro.br irá redirecionar o endereço do seu site para o domínio registrado.

Vantagens de registar um domínio próprio

  • Credibilidade – Traz profissionalismo a imagem da sua empresa. Seus clientes vão saber que você investiu para experiência de um site seguro;
  • Divulgação ampla – Fica muito mais prático divulgar sua empresa com endereço simples tanto no boca a boca, quanto online;
  • Fica na memória – Usar o endereço próprio torna mais fácil a memorização do seu cliente potencial;
  • Sua empresa mais vista nos buscadores – As redes Google e Bing priorizam quem tem domínio próprio. Isso quer dizer que seu site estará melhor ranqueado nas pesquisas;
  • Proteção da marca – qualquer um pode registrar um domínio com nome da sua empresa. Já pensou a confusão se uma empresa de má reputação registra o nome antes de você?

Esperamos que o texto de hoje tenha sido útil e te ajudado a esclarecer o que é o domínio e como fazer o registro. Se você precisa de ajuda com a construção e manutenção do seu site e marca venha nos fazer uma visitar e siga nossas páginas nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *