fbpx

Se você tem uma empresa nos dias de hoje você precisa estar online. Para isso é essencial ter um site próprio e o registro do domínio é um importante passo para que seus clientes cheguem até você.

Registar um domínio é criar um endereço que identifica sua empresa na internet. É possível dizer que o domínio é o nome do seu site e pode ser também usando nos seus e-mails. No post de hoje você vai aprender um pouco mais sobre estratégias para escolher o domínio e como registrar um domínio.

O domínio é composto por um nome e uma extensão, por exemplo, nome – midiasim, extensão – .com.br. Além do bastante conhecido .com ou .com.br existem vários outros disponíveis como .net, .org, .info.

Cada domínio é ligado a um determinado IP (Internet Protocol). O IP é a sequência de números que identifica cada computados que está ligado à internet, incluindo servidor que está hospedado. Muita coisa técnica? Simplificando: o endereço de IP é difícil de guardar e bem pouco comercial, por isso são usados os domínios.

4 Passos como registrar um domínio “.br”

Existem vários tipos de extensão como já falamos, mas vamos te ensinar como registar um domínio com o final .br.

1. Veja se o endereço desejado está disponível

Acesse o Resgistro.br e verifique se está disponível o endereço que você deseja. Na página principal você digita o nome do domínio para verificar. Caso ele já esteja registrado o Registro.br vai te mostrar opções parecidas para você escolher.

2. Faça seu cadastro

Quando encontrar um domínio disponível e que você deseja faça seu cadastro pessoal clicando em “criar conta”. Depois só inserir seus dados como nome, e-mail, telefone e endereço.

3. Registre seu domínio

Com seu cadastro concluído já será possível fazer o registro do domínio em si. Você precisará informar seu CPF ou CNPJ, telefone e endereço. É neste passo que você também informa o DNS do servidor que seu site está hospedado. No próprio site do registro.br é possível um serviço de DNS, basta você selecionar a opção quando estiver fazendo seu cadastro.

4. Pagamento

Feito essas etapas é só seguir para o pagamento. O valor do registro varia de acordo com a quantidade de anos que deseja o registro, sendo 1 ano o mínimo. Pronto! Após a confirmação do pagamento o Registro.br irá redirecionar o endereço do seu site para o domínio registrado.

Vantagens de registar um domínio próprio

  • Credibilidade – Traz profissionalismo a imagem da sua empresa. Seus clientes vão saber que você investiu para experiência de um site seguro;
  • Divulgação ampla – Fica muito mais prático divulgar sua empresa com endereço simples tanto no boca a boca, quanto online;
  • Fica na memória – Usar o endereço próprio torna mais fácil a memorização do seu cliente potencial;
  • Sua empresa mais vista nos buscadores – As redes Google e Bing priorizam quem tem domínio próprio. Isso quer dizer que seu site estará melhor ranqueado nas pesquisas;
  • Proteção da marca – qualquer um pode registrar um domínio com nome da sua empresa. Já pensou a confusão se uma empresa de má reputação registra o nome antes de você?

Esperamos que o texto de hoje tenha sido útil e te ajudado a esclarecer o que é o domínio e como fazer o registro. Se você precisa de ajuda com a construção e manutenção do seu site e marca venha nos fazer uma visitar e siga nossas páginas nas redes sociais.


Laís Carvalho

Laís Carvalho

Redatora parceira da MIDIASIM, formada em jornalismo. Também foi agente local de inovação pelo Sebrae.

 

 

Deixe um comentário

Solicite uma Proposta

Nós queremos desenvolver soluções eficientes e criativas para você expandir seu negócio na web.

Entre em contato