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Como fazer uma pesquisa de palavras-chaves para melhorar o SEO?

Paula Moraes

Paula Moraes

Redatora parceira da MIDIASIM, formada em jornalismo.

Realizar pesquisas de palavras-chave, é fator fundamental para o sucesso e desenvolvimento do seu site.

Quando falamos em Otimização de Sites, essa pesquisa é a ferramenta principal para qualquer profissional de marketing

De antemão, se você nunca realizou uma pesquisa de palavras-chave, é hora de começar.

Afinal, não existem estratégias de sucesso sem as análises básicas.

Criamos esse conteúdo para explicar como fazer uma pesquisa correta e investir no engajamento do seu site.

Vamos lá?

O que é pesquisa de palavras-chaves?

De forma resumida, uma pesquisa de palavras-chave, é um estudo responsável por definir quais palavras são importantes para a sua empresa.

Após feita  a pesquisa, é possível montar estratégias capazes de melhorar o posicionamento orgânico do seu site, e assim, acompanhar a classificação da sua marca no Google.

Contudo, antes de realizar a pesquisa de palavras-chave que tenha sentido, será preciso saber tudo sobre o seu cliente.

Quando você conhece o perfil de cada um deles, identificar seus problemas se torna mais fácil.

Uma pesquisa nada mais é do que a definição dos temas considerados interessantes para o seu público, ou seja, é a maneira assertiva de encontrar oportunidades para melhorar seu site.

Impacto da escolha de palavras-chaves para o SEO

Palavras-chave, são essenciais para uma estratégia digital de qualquer instituição, que queira ser encontrada na rede, por meios simples.

São com essas palavras que os consumidores localizam a sua marca e assim conhecem o seu produto ou serviço oferecido.

Um ponto importante, é apostar em inteligência de mercado, que nada mais é, do que um conjunto de dados relevantes para os esforços de marketing, realizados na sua empresa, com base nos objetivos de vendas.

Fatores para avaliar na pesquisa de palavras-chaves

Como sabemos, a palavra-chave tem um papel importante nas estratégias de comunicação.

Mas, para realizar a pesquisa de forma eficaz existe a necessidade de pontuar alguns termos de busca.

Para o estudo ser efetivo, tenham em mente os seguintes fatores:

  • Personas
  • Objetivos de marketing;
  • Landing Page que se relaciona com a palavra;
  • Planejamento

Como fazer a pesquisa de palavras-chaves para SEO?

Para alcançar um bom tráfego orgânico é fundamental que o conteúdo publicado no seu blog, ou qualquer meio digital, seja relevante para o público. 

O termo palavra-chave é composto por uma ou mais palavras com o intuito de resumir o que o conteúdo abordará.

Dentro do marketing, serve como um guia para as otimizações do site ou da página, auxiliando na atração de novos visitantes pelo Google.

Em quase 100% dos casos, o objetivo principal é aumentar o tráfego orgânico de um blog e se posicionar melhor no Google

Para alcançar esse aumento, preparamos algumas dicas de como realizar uma pesquisa de palavras-chave.

Acompanhe!

#1 Defina os tópicos importantes para o seu negócio

Elas precisam encaixar com precisão nas suas metas, quando elaborar o plano de negócio, tenha como foco aumentar os leadas .

Então, defina tudo o que for relevante, e lembre-se que o seu conteúdo irá enfrentar concorrentes, esteja preparado!

#2 Encontre as palavras-chaves que se relacionam com os tópicos

Quando definir os conteúdos, pense em palavras-chave que se encaixem e façam sentido com os tópicos.

Defina palavras fáceis e de entendimento rápido, a ideia aqui, é fazer as pessoas associarem sua marca apenas olhando a palavra-chave.

#3 Avalie os termos de pesquisa com as ferramentas 

As ferramentas servem para auxiliar o encontro de palavras-chaves e o volume de busca mensal de todas as variações.

Elas existem para facilitar processos, onde algumas além de buscar a palavra, mostra a posição em que se encontra.

São elas:

  • Keyword Planner (planejador de palavras-chave do Google);
  • SEMRush;
  • Keywordtool.io.

Além disso, se preferir existe o OKR, uma ferramenta poderosa para aumentar o foco, engajamento e a agilidade com base nos objetivos e resultados das palavras-chave.

E elas representam os resultados de máxima importância para empresa e cliente.

#4 Selecione as melhores oportunidades

Após finalizar a pesquisa, é hora de criar um relatório com todos os resultados e oportunidades relevantes que foram encontrados em todas as ferramentas utilizadas.

Essas oportunidades podem ser para automação de vendas ou educar o potencial cliente.

Um post completo com o assunto, pode resultar em variações da palavra-chave.

#5 Finalize a pesquisa

Após escolher a palavra-chave com as pesquisas, é hora de pôr a mão na massa e começar a produzir seus textos.

Aposte em conteúdo que proporcionem resultados para a sua estratégia.

É ainda importante escolher palavras que sejam valiosas para quem for procurar o conteúdo.

Crie e fortaleça hashtags institucionais que falem sobre a empresa. Será possível criar uma comunidade incentivando o uso da palavra-chave.

Agora que aprendeu como realizar uma pesquisa de palavras-chave, é hora de começar a utilizar as técnicas e conquistar engajamentos. 

Deixe nos comentários o que achou do artigo, e quais as suas experiências com a pesquisa de palavras-chave.

E ficou com dúvidas sobre como fazer? Entre em contato com a gente, que te ajudamos nessa experiência!