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Como o marketing digital pode aumentar a visibilidade do seu negócio

Gustavo

Gustavo

Marketing Digital

Atualmente a Internet é o principal meio na busca de informações por grande parte das pessoas que possuem acesso a um computador.

Foi-se o tempo em que pesquisar por um emprego, procurar um carro ou até mesmo um imóvel para comprar era feito somente através de jornais ou revistas. Certamente esses meios são muito valiosos em determinados momentos de uma campanha de marketing, porém quem já se interessou por algum produto visto em qualquer um destes meios fez posteriormente uma pesquisa na Internet para encontrá-los.

É muito fácil citar razões para este comportamento:

  • A Internet possibilita obter uma grande quantidade de informações sobre o que se procura;
  • É possível comparar concorrentes de maneira simples e objetiva;
  • Pode-se fazer uma pesquisa simples de preços rapidamente e;
  • Solicitar serviços ou produtos pela Internet é extremamente dinâmico.

Diante desses fatos muitos empresários se perguntam: então como minha empresa deve se posicionar na Internet?

A MIDIASIM, preocupada em esclarecer alguns pontos importantes na criação de uma Estratégia de Marketing Digital para um posicionamento adequado da sua empresa na Internet, desenvolveu este artigo para fundamentar a sua decisão. Não possuímos a intenção de entrar a fundo em todas as questões técnicas que existem no universo online, e sim deixar claro qual é o conceito que envolve o Marketing Digital e quais os benefícios que a sua empresa vai conquistar com esse serviço.

 

Quais são as principais estratégias de Marketing Digital?

Inicialmente é necessário fazer uma análise da expertise do negócio para selecionar as ferramentas adequadas. Depois, um planejamento descrevendo as ferramentas de forma clara, como serão utilizadas e quando, bem como seus reais objetivos.

A seguir, as sete principais ferramentas de Marketing Online e uma breve explicação sobre eles:

 

Sites e Portais

Certamente toda empresa precisará utilizar-se desta ferramenta, possivelmente a mais importante. Um site institucional bem elaborado, com um design agradável, personalizado e de fácil navegabilidade trará uma experiência importante para seu usuário, seja ele seu parceiro, cliente ou um possível cliente, muitas vezes as outras estratégias de marketing terão um link com o seu site, e seu site terá um link com todos. Hoje a navegação por smartphones e tablets é muito frequente, portanto seu site pode possuir um layout denominado Responsivo, o que faz seu site adaptar-se ao dispositivo do usuário, tornando a navegação mais adequada.

 

Loja Virtual / E-commerce

A Loja Virtual consiste basicamente na criação de uma página na internet, onde é possível ofertar produtos e serviços, sendo que todo o processo de aquisição ocorre de maneira online, desde a apresentação de seus produtos, a escolha (montando assim seu “carrinho” de compras), o preenchimento do local de entrega (no caso de produtos) e por fim, os meios de pagamento.

O interessante deste tipo de comercio é que são extremamente dinâmicos e rentáveis, pois não existe a necessidade de possuir um local físico para exibição dos produtos, e quando se trata de serviços a facilidade vai além, pode-se vender reservas em hotéis, passeios, alugueis etc. sem a necessidade de entregar um produto físico, e sim somente enviar um Voucher pelo e-mail ou correio.

Para o empresário que possui um comercio físico e expande seus negócios para o meio online, não estará expandindo só sua capacidade de gerar negócios mais também amplia seu raio de atuação e oferece seus produtos e serviços em mercados onde não conseguiria atingir com a loja física.

 

Blog

Construir um Blog pode ser muito interessante para sua empresa e este pode estar dentro do seu Site ou Loja Virtual. O Blog é um espaço destinado à publicação de artigos, dicas, notícias, eventos, ou seja, tudo aquilo que pode ser interessante para quem está no seu site. Ler um conteúdo adequado, que esclareça dúvidas e traga novas ideias dentro do seu ramo de atuação, faz seu cliente ter uma boa relação com sua empresa e é um ótimo canal de comunicação.

Importante: mantenha o Blog aberto a comentários, leve-o ao Facebook, Twiter ou as outras mídias sociais que a empresa utiliza.

 

Mídias Sociais

Boa parte das pessoas realizam pesquisas no Google, Yahoo ou Bing para encontrarem informações sobre o que desejam. Mas, é crescente a vinculação e distribuição de informações nas Mídias Sociais e atualizá-las frequentemente com os novos trabalhos e informações úteis ampliará a rede de contatos da sua empresa.

As Mídias Sociais como o Facebook, por exemplo, são bem eficientes para divulgar sua empresa dentro da sua rede de contatos, amigos ou parceiros que nem sempre estão entrando com frequência no seu site para acompanhar as novidades, mas certamente eles as verão no Facebook, irão compartilhar ou curtir e assim melhorar a divulgação do seu negócio.

É interessante observar que hoje é possível ter um Site e/ou um Blog integrado com as Mídias Sociais, onde o usuário pode apertar o botão de “curtir” ou “compartilhar” no site da sua empresa, sem precisar estar no ambiente do Facebook (no caso), e esta integração também serve para as suas publicações que podem ser direcionadas para seu Facebook, por exemplo.

 

E-mail Marketing

Esta ferramenta apresenta dimensões extremamente estratégicas e interessantes. Boa parte das pessoas que visitam o seu Site, Portal, Blog, Loja Virtual ou Mídia Social e se interessam pelos serviços, produtos ou conteúdos que você oferece, provavelmente possuem um e-mail que consultam frequentemente.

Divulgar novidades ou promoções por e-mail pode trazer um resultado importante para sua empresa, mas lembre-se nunca faça SPAM, ou seja, enviar e-mails para pessoas que não se cadastraram para recebê-los.

Observe também que essa estratégia tem que ser tomada com cautela.  Enviar e-mails com uma frequência muito alta pode fazer seu “assinante” desistir de receber seus e-mails, organize uma estratégia para evitá-los.  Envie por e-mail somente aquilo que realmente é importante e interessante para quem os lê.

 

Links Patrocinados e SEO (Search Engine Optimization)

Deseja estar entres os primeiros quando pesquisar no Google? Basicamente um link patrocinado pode fazer isso pelo site da sua empresa, porém existem custos e algumas regras para esse tipo de divulgação online, contudo é bem eficiente para aumentar o fluxo de internautas no seu site de uma maneira bem rápida.

Uma técnica utilizada por bons desenvolvedores de sites é o SEO (Search Engine Optimization), que se caracteriza por um conjunto de estratégias para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing, deste modo os internautas que pesquisam por itens relacionados a sua empresa poderão te encontrar mais facilmente sem a necessidade de pagar por um Link Patrocinado.

 

Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS – Content Manager System)

Uma boa ferramenta para gerenciar o conteúdo das suas informações online, faz toda a diferença. Uma plataforma de fácil entendimento, com recursos abrangentes e seguros, pode fazer a sua experiência de gerenciar seu Site, Blog ou Loja Virtual muito mais agradável, possibilitando mais motivação para manter suas informações atualizadas e levar para seus clientes uma experiência sempre com novidades.

 

Conclusão

Existem diversas estratégias online para divulgação de sua empresa, mas basicamente estas são as mais “famosas” e sua empresa pode utilizar-se delas e obter o resultado desejado. Construir uma estratégia de Marketing Digital não é uma tarefa tão simples, exige planejamento e dedicação ao projeto. É muito importante se questionar com relação:

Qual meu objetivo na minha divulgação online?

  • Possuir uma Loja Virtual para vender meus produtos?
  • Ter um site Institucional com informações da minha empresa, para uma divulgação completa de meus dados e comunicação com os usuários?
  • Ou te um portal onde vinculo conteúdo e procuro ter assinantes para circular minhas informações?

 

Quem eu desejo atingir com esta divulgação? (Público Alvo)

  • Clientes para a minha Loja Virtual?
  • Contatos para posteriormente abordagem de negócios ou parcerias?
  • Somente empresas? Somente pessoa física? Algum nicho de mercado específico?

 

Quanto tempo e dinheiro estou disposto a gastar na minha divulgação online?

  • Um site institucional onde pretendo atualizá-lo uma vez a cada 15 dias ou menos, porém sempre o divulgarei para meus parceiros, clientes e possíveis clientes?
  • Pretendo atingir o máximo de pessoas possíveis, usarei de diversas estratégias e desejo receber muitos contatos pelo meu site, mídia social e e-mail marketing, desenvolvendo conteúdo de qualidade toda semana?
  • Expandir as vendas da minha loja a outro patamar, construindo uma Loja Virtual sempre atualizada?

 

A Internet é um meio com infinitas possibilidades, portanto defina seus objetivos e dedique-se a eles.

Ao criar perfis nas Mídias Sociais ou construir Sites é interessante já possuir uma Logomarca, uma imagem personalizada para não confundir quem navega entre as informações da sua empresa.  Outro fator importante é a Hospedagem. Uma hospedagem de qualidade pode tornar seu site mais rápido e mantê-lo sempre no ar, problemas de hospedagem podem fazer as pessoas desistirem de visitar suas páginas.

Por fim: analise! O Google possui uma ferramenta gratuita chamada Google Analytics, que possui diversas métricas para analisar o tráfego de usuários no seu site.

Nós da MIDIASIM, esperamos que este artigo tenha sido útil para agregar conhecimento a você sobre esse tema extremamente atual.

 

 

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