fbpx

Quando pensamos em abrir uma empresa a palavra logotipo se depara com você em algum momento desse processo. E mesmo sem saber seu significado, provavelmente você já tenha pensado em algum símbolo, desenho, cor, que a represente. Ter um logotipo é isso e um pouco mais. Hoje você vai descobrir a importância de um logotipo e como ele pode ajudar, e muito o seu negócio.

O que é um logotipo e sua importância

O logotipo é um signo, um símbolo, que tem o papel principal de identificar sua empresa para seu público. Talvez só esta frase bastasse para validar a importância de um logotipo, mas vamos conversar um pouco mais.

Ele é a assinatura da sua empresa. Precisa passar personalidade, conceito e credibilidade. Seu cliente deve olhar para seu logotipo e associar diretamente com você. Portanto, é parte essencial para qualquer negócio.

Uma boa maneira de falar sobre importância dele é exatamente falando o que o logo não deve ter. Eu explico. Você pode ser referência no seu setor, mas caso seu logo passe a imagem de amadorismo, pode causar desconfiança para o cliente. Então tenha muito cuidado a não dar a devida atenção na hora da criação de um logo. Não deixe aquele amigo, primo, “quebrar o galho” para você (a não ser que ele realmente seja um ótimo designer!) invista em um bom profissional.

Além de passar credibilidade, o logotipo é a identidade da sua empresa. Ele deve ser único e estar em todos os materiais que seu cliente tem acesso, online e offline.

Fatores para escolher um logotipo

Alguns pontos devem ser pensados antes mesmo da criação do logotipo. Um deles como já falamos é encontrar um bom profissional. Procure referências, veja trabalhos já realizados.

Outro ponto é que ele dialogue com seu público-alvo. Passe para o profissional que irá fazer o logo, o máximo de informações possíveis. Ao olhar seu logotipo o cliente tem que acima de tudo se identificar.

Não copie logos! Pode parecer legal fazer alusão a uma marca já consolidada em um primeiro momento, mas não é. Originalidade é o diferencial na hora de criar um logotipo. Até porque como já falamos o logo é a identidade da sua empresa e ela não pode ser igual a uma já existente.

Cuidado com a escolha da tipografia. O tipo de letra escolhida também tem que gerar identificação com seu público. A letra tem que ser compreensível para quem vai ler. Não adianta só ser bonita.

Tipos de logotipo

Sim há diferentes tipos de logo. Se você é um bom observador, já deve ter reparado isso. Algumas marcas se identificam só pelo nome da empresa, outras somente com símbolos. Vamos apresentar as diferenças de cada um para te ajudar na hora de escolher um melhor caminho para sua empresa.

  • Lettermark: É o logo em que são destacadas as letras iniciais ou abreviações das marcas. Normalmente usados com nomes grandes ou difíceis de serem memorizados.
  • Símbolo ou ícone: Aqueles sem nenhum tipo de texto.
  • Wordmark: Neste formato o nome da empresa é o logo em si, com uma fonte personalizada para marca.
  • Combination Mark: Mesclam duas coisas: texto e símbolo.
  • Emblema: Neste caso o nome da empresa aparece dentro do ícone. Uma integração dos elementos.

Cada formato se aplica melhor a uma empresa ou a outra. Você precisa analisar quais são as necessidades, que mensagem gostaria de passar e qual seu público irá mais se identificar. Estudar sua empresa, fazer rascunhos antes de uma reunião com designer sempre é bacana.

O objetivo é que o logo seja sinal de uma marca consolidada e que ao bater o olho seu cliente já saiba disso.

Agora que você já entendeu um pouco mais o que é um logotipo e a importância dele para seu negócio, venha conversar com a gente! Vamos te ajudar na criação daquele que será o elo principal com seu cliente!


Laís Carvalho

Laís Carvalho

Redatora parceira da MIDIASIM, formada em jornalismo. Também foi agente local de inovação pelo Sebrae.

 

 

Deixe um comentário

Solicite uma Proposta

Nós queremos desenvolver soluções eficientes e criativas para você expandir seu negócio na web.

Entre em contato