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Segurança é palavra-chave em muitas questões do nosso cotidiano, no ambiente online não é diferente. Quando acessamos um site queremos ter a certeza de que estamos em um ambiente seguro. Se a relação do usuário for para fazer uma compra, essa necessidade é ainda maior.

O usuário precisa ter total confiança ao acessar o seu site, e o certificado de segurança SSL é o sistema que trará essa credibilidade para sua empresa no ambiente online.

O que é e como funciona o certificado de segurança SSL?

A sigla SSL quer dizer Secure Socket Layer e na prática significa que o site é considerado seguro para o navegador. Os ambientes que apresentam essa proteção mostram um cadeado ao lado do endereço e tem a letra “s” depois do “http” sinalizando esta segurança.

Com isso, é garantido ao usuário uma proteção padrão que permite uma conexão segura com a internet e a garantia de segurança dos dados trocados entre os dois sistemas, por exemplo, dados do seu cartão, nome, endereço etc. Na prática o certificado impede que hackers e softwares maliciosos acessem ou modifiquem essas informações.

A tecnologia usada para que esse processo aconteça é feita através de algoritmos de criptografia que impedem que os hackers leiam as informações enviadas por meio da conexão. Uma vez ativado o certificado SSL o site passa ser um ambiente seguro para quem navega.

Benefícios do certificado SSL para seu site/e-commerce

O principal benefício em ter o certificado é justamente a segurança em relação aos dados e a confiança que o site da sua empresa irá passar ao usuário. Além disso, ter o SSL ajuda no melhor ranqueamento do seu site junto ao Google, em 2014 a empresa declarou que este é um dos fatores incorporados para definir quais sites aparecerão entre os primeiros no buscador.

Outro ponto interessante é que ao ter o HTTPS você pode identificar a fonte do tráfego de qualquer site por meio do Google Analytics. As informações coletadas serão mais precisas e consequentemente a análise de tudo que está acontecendo também.

Ter o certificado SSL também garante algumas funcionalidades que só são oferecidas para sites que tenham a proteção instalada. São recursos de APIs (Application Programing Interface) como direcionar o público, atrair atenção, muito importantes para quem tem um negócio online.

E sem dúvidas um benefício essencial para quem tem e-commerce é a possibilidade de oferecer o meio de pagamento com cartão de crédito. Essa é uma das formas mais usadas em compras online, e só é disponibilizada pelas operadoras de cartão quando o site possui o certificado ativo.

Com isso é possível concluir que, não oferecer o certificado, quer dizer um ambiente de segurança, pode fazer com que você acabe perdendo vendas. Afinal, ao comparar um site seguro com um que não possua essa segurança, qual você como cliente optaria? Pense nisso!

Ainda está com dúvidas e deseja saber o que mais é preciso para ter um bom site para sua empresa? Venha conversar com a gente, a MIDIASIM pode te ajudar!


Laís Carvalho

Laís Carvalho

Redatora parceira da MIDIASIM, formada em jornalismo. Também foi agente local de inovação pelo Sebrae.

 

 

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