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O mundo virtual chegou e está moldando o modo como nós convivemos, isto também ajuda as empresas que desejam divulgar seus produtos e serviços ou ainda realizar um relacionamento mais humano e atual com seus clientes e seguidores.

O marketing digital se desenvolveu nesse novo ambiente, ele se caracteriza por diversas estratégias que podemos adotar no universo online, o qual se estende desde as redes socais, mecanismos de busca, e-mail marketing entre muitas outras possibilidades, tudo para aproximar possíveis clientes e desenvolver sua marca na web.

Pensando neste cenário, nas mudanças que as estratégias de marketing e de posicionamento das empresas vem sofrendo atualmente, decidimos neste post esclarecer uma área muito especial do marketing digital destinados aos mecanismos de busca: SEO – Search Engine Optimization e SEM – Search Engine Marketing.

 

Mecanismos de Busca

Antes de entrarmos nas definições de SEO e SEM é necessário esclarecermos como funcionam os mecanismos de busca na internet, seja o Google, Yahoo, Bing ou qualquer outro.

A internet que navegamos em nossos smartphones, computados e tablets é um universo composto por sites, portais, lojas virtuais, redes sociais, artigos, notícias etc., milhões de informações publicadas em um domínio / IP especifico (www.exemplo.com.br) sem necessariamente conexão entre uma informação e outra, a princípio isto forma um cenário um tanto caótico, afinal como encontraríamos as informações que desejamos dentro destas milhões de páginas disponíveis?

A partir deste problema surgiram os mecanismos de busca, que tem por objetivo entregar o melhor site para determinada pesquisa, aquele com as informações mais relevantes para o que você deseja, dentro deste universo caótico chamado internet.

Google, Yahoo e Bing são os mais famosos, porém existem outros, e todos eles tem algo em comum: te entregar um conteúdo relevante quando você faz uma pesquisa, e podemos dizer que este é o principal serviço que estes sites prestam, independente se estas informações estão sendo pagas como um anúncio ou são exibidas de maneira orgânica (quando não é um anúncio).

 

O que é SEO?

SEO são todas as estratégias que podemos utilizar para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de pesquisas do Google por exemplo, neste caso de maneira natural / orgânica, sem que seja necessário pagar por um anúncio.

O objetivo é o mecanismo de busca considerar seu site relevante para determinadas palavras-chave, unindo boas práticas de programação e conteúdo de interesse do seu público.

Estes são os resultados que ficam abaixo dos anúncios, repare na pesquisa abaixo:

Demonstração de Pesquisa Orgânica SEO

 

As ações de SEO são divididas em dois tipos:

  • On Page: Praticamente toda alteração que você realizar no seu site poderá influenciar no SEO, o Google considera desde o tempo de carregamento de sua página, se abre ou não corretamente em smartphones (design responsivo), texto com títulos, subtítulos, imagens com legendas, data de publicação e até mesmo praticas na programação do site, como semântica do código, tags, meta tags, usabilidade, url amigável,  etc., relativo a página que você esta promovendo.
  • Off Page: São ações realizadas fora da página mas que promovem seu site, como o link building, estratégia para criar links que direcionam para seu site ou para algum ponto de contato com sua empresa, exemplo são as redes sociais, conteúdos publicados em blogs, exibição de portfólio online, guias gratuitos etc, tudo isso também influencia no SEO.

Um detalhe importante destacar sobre as estratégias de SEO é que seu resultado não é imediato, após realizar otimizações no site e nos conteúdos levará algum tempo até que o Google reindexe sua página com um novo posicionamento, pode tomar semanas para sentir os primeiros resultados.

 

O que é SEM?

O conceito de SEM é mais abrangente, que significa marketing em sites de busca, assim podemos considerar desde estratégias de SEO, links patrocinados (como Google Adwords) até guias pagos, ou seja, utilizando-se de canais pagos e não pagos para gerar tráfego na página e posiciona-la entre as primeiras opções nas buscas.

Muito comum a confusão de SEM com links patrocinados, porém o SEM responde ao marketing em sites de busca como um todo, abrangendo assim tudo que influencia a maneira como seu site é encontrado e os links patrocinados são os anúncios criados para os mecanismos de busca.

Abaixo um exemplo de link patrocinado de uma campanha Google Adwords, observe que possui um destaque de Anúncio ao lado da url do site:

Demonstração Link Patrocinado SEM

 

Uma vantagem de construir uma estratégia de SEM utilizando-se de links patrocinados é que o tráfego gerado em sua página é mais rápido, após criar a campanha com todas as configurações de segmentação, anúncios e orçamento, seu anúncio será exibido nos primeiras posições do mecanismo de busca rapidamente. A posição exata do anúncio e quando ele será exibido varia de acordo com a concorrência e da qualidade de seu anúncio para determinada palavra-chave de pesquisa.

Interessante destacar que para utilizar links patrocinados é muito importante possuir uma boa página de destino (landing page), um site que tenha conteúdo relevante, boa usabilidade e otimizado, pois será o destino final de seu anúncio e o ponto de contato com o possível cliente.

 

Conclusão

Sempre que falamos de SEO estamos falando de uma estratégia de SEM, marketing em sites de buscaassim podemos criar um mix de ações de SEM utilizando-se de técnicas para melhorar o SEO do site e uma campanha de Google Adwords por exemplo. Os links patrocinados ajudarão a gerar resultado no curto prazo, já as estratégias de SEO fortalecem o posicionamento e identidade da sua marca, funcionando mais a longo prazo.

Por fim é legal destacar que as estratégias são sempre complementares, devem ser pensadas em seus objetivos gerais e de importância para a marca e então definir os objetivos específicos de cada ação, por fim mensurar e analisar os resultados ajudará muito para definir qual caminho seguir e no que melhorar.


Gustavo Baruel

Gustavo Baruel

Sócio da MIDIASIM, formado em administração. Antenado em notícias do mercado digital e economia. Gosta de planejar, organizar e criar processos para melhoria continua.

 

 

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