fbpx

Quando você precisa começar um site do zero se preocupa em procurar uma empresa de referência, fazer tudo do jeito que imaginou para que seu cliente chegue até você e tenha uma boa imagem do seu negócio. Mas e depois da criação? Acabou por aí? Não, depois que está no ar é preciso fazer uma manutenção do site. Vamos te falar hoje o porquê ela é essencial.

Assim quando como compramos um carro, ao criar um site você leva um zero km para casa. A princípio ele funciona perfeitamente, mas para que isso se mantenha assim, de tempos em tempos é necessária uma revisão, verificar óleo, filtros, pneus… O site também precisa passar por essa manutenção. Para garantir que tudo esteja funcionando conforme o planejado inicialmente, é preciso fazer as correções adequadas, monitorar e claro, implementar melhorias.

Por não entender essa importância muitos acabam “abandonando” o site da empresa, o que pode prejudicar e muito o seu negócio. Afinal, o seu site é o seu cartão de visitas. Você provavelmente já entrou em algum site que tem problemas de exibição com a imagem, links quebrados, textos desatualizados, isso faz com que seu negócio perca a credibilidade. Por que seu cliente teria confiança em uma empresa que não se preocupa nem mesmo com a sua apresentação?

Este por si só já seria um argumento bastante forte para você sem dúvidas não deixar a manutenção do seu site de lado, mas além disso vamos listar alguns outros motivos para que ela seja feita periodicamente.

1. Legibilidade – Seu site precisa ser exibido corretamente em diferentes dispositivos. Pode ser que quando ele tenha sido criado não estava adaptado para todo tipo de telas. Uma pesquisa do IBGE mostra que, 69% dos brasileiros tem acesso a internet pelo celular. Provavelmente seu cliente potencial está nessa estatística e se o seu site não for mobile friendly (sites amigáveis para aparelhos móveis) você já fica um passo atrás da concorrência.

2. Segurança – A manutenção do site também garante que a segurança dele esteja em dia. Você vai garantir versões mais recentes das tecnologias utilizadas para proteção e evitar problemas.

3. Compatibilidade – A Web passa por atualizações constantes e seu site deve permanecer compatível aos navegadores modernos para ser acessado.

4. Certificados x credibilidade – Já falamos por aqui sobre a importância do certificado de segurança SSL para sua empresa, se quiser entender mais não deixe de conferir aqui. A certificação passa credibilidade para seu cliente e quando você faz a manutenção do site da empresa dificilmente terá que se deparar com erros de certificado.

Além dessas questões técnicas que falamos, é importante que o conteúdo do site também esteja atualizado. Não deixe de rever se o que você escreveu quando criou a página da sua empresa ainda é válido, se novos serviços e/ou produtos foram incluídos e estão disponíveis para os clientes e o que pode implementar para impactar em novos negócios.

Sem contar que o Google leva em consideração esses fatores para um melhor posicionamento em suas páginas de resultados. A manutenção do seu site garante, portanto, que você continue sendo visto.

Fazendo a manutenção do site

Quando você pensa em fazer a manutenção do site da sua empresa além de entender a importância e o porque ela é necessária é preciso levar em consideração alguns fatores para que ela seja feita de maneira efetiva. Listamos 6 deles para que você fique atento.

1. Gerenciamento de backup

O backup é um mecanismo de segurança presente em quase todas as soluções de TI que usam armazenamento de dados. Para o site da sua empresa a prática garante que o conteúdo esteja seguro caso haja algum problema, assim informações não são perdidas.

É importante verificar se eles estão sendo feitos pelo menos de forma semanal. A maioria dos serviços de hospedagens já oferece esse serviço de forma automática, mas é importante que durante a manutenção do site você verifique se está tudo em dia para garantir a segurança dos dados.

2. Relatórios de erros

Alguns erros são apresentados por notificações e alertas nas próprias páginas o que torna mais fácil a identificação e solução dos problemas. Outros não ficam visíveis para os visitantes, por isso é necessário checar o relatório de erros para se assegurar de que algo não está passando desapercebido. Por meio deste relatório você pode verificar o que está deixando seu site mais lento, por exemplo, ou o que está impedindo que ele funcione corretamente.

3. Atualização de software

Já falamos acima o quanto a web passa por mudanças e que o seu site precisa incorpora-las para se manter ativo. Por isso é essencial a contratação de um profissional especializado em linguagens de marcação e programação que mantenham as páginas atualizadas a essas evoluções.

4. Formulários

Formulários são essenciais para ajudar a captar novos clientes potenciais. Parte importante das Landing Pages, eles precisam ser verificados regularmente. Por erros técnicos seu possível cliente pode não conseguir preencher uma informação essencial para você e um negócio deixar de ser fechado por isso.

5. Manutenção da velocidade

Quando você coloca o site no ar ele literalmente está voando, mas a tendência é que com o tempo exista uma queda nesse desempenho. Quando conteúdo é adicionado, modificações na plataforma do site, exigem mais do processamento do servidor e consequentemente deixam ele mais lento, portanto, este é outro fator muito importante a ser levado em conta na hora da manutenção do site.

6. Provedor de hospedagem

Este é um ponto decisivo para a criação e manutenção do seu site. Certifique-se que você está escolhendo um serviço de hospedagem que garanta segurança e bom desempenho, isso ajudará na hora da manutenção preventiva e corretiva. Empresas de hospedagem confiáveis garantem recursos avançados para isso.

Acredito que depois te der lido todos esses argumentos você já está convencido de que a manutenção do site é algo essencial assim como sua criação. Se faz tempo que você não dá aquela revisitada no site da sua empresa ou se deseja criar um novo, não hesite em nos procurar! A MIDIASIM tem um time especializado para criação e manutenção do seu site.


Laís Carvalho

Laís Carvalho

Redatora parceira da MIDIASIM, formada em jornalismo. Também foi agente local de inovação pelo Sebrae.

 

 

Deixe um comentário

Solicite uma Proposta

Nós queremos desenvolver soluções eficientes e criativas para você expandir seu negócio na web.

Entre em contato